quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Queijo fresco caseiro

Desde pequena que me habituei a comer produtos caseiros e muito saborosos... frutas e legumes da horta, carne de porco, galinha, ovelha e cabra criados pelos avós, ir buscar os ovos à capoeira, queijos frescos de cabra, etc.
Hoje em dia apenas não tenho a possibilidade de comer carne de animais criados no campo... o meu avô já faleceu e a minha avó está num lar.. no entanto ainda tenho a possibilidade de comer frutas, legumes, ovos e alguns queijos frescos de cabra... é por isto que sou cada vez mais adepta de fazer todo o tipo de comida em casa... em prol do sabor e se puder aliar a poupança melhor!
Ontem experimentei fazer queijo fresco de vaca... o resultado foi sem dúvida um queijo cremoso, muito sabor e mais saudável...

Ingredientes:
1lt leite do dia gordo
120gr leite em pó magro
20 gotas coalho liquido

Preparação:
Num tacho misturar o leite do dia com o leite em pó. Aquecer a 37ºC (eu fiz a olho colocando o dedo). Retirar do lume e acrescentar o coalho. Mexer bem.
Deixar repousar 1h e cortar a coalhada com uma faca.
Colocar dentro de um passador e deixar soltar o soro. Encher as forminhas com o queijo e levar ao frigorifico durante 6h.


Agora as contas:

1lt leite vigor = 0,79€
120gr leite em pó = 1,32€
1 frasco coalho com 30ml 0,90€ sendo que 1 frasco dá para muitos litros de leite o valor gasto é irrisório.

Total para 7 queijos de 130gr = 2,11€
Cada queijo = 0,30€

E assim posso aliar o sabor à poupança...

6 comentários:

  1. Lisa, onde compras o coalho??? A minha filha ADORA queijo fresco, tenho que experimentar fazer cá em casa!


    Bjinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Eu comprei lá na terra a este preço por cá vende-se na farmácia mas mais caro. Se quiseres compro-te o coalho e envio-te. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olha, também gostei da ideia, vou experimentar um dia destes, em relação ao coalho, será que é muito caro na farmácia? E na terra, onde se compra?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Oi Lisa, eu também, as vezes faço queijo em casa,
    porém eu não coloco leite em pó. Faço só com o leite pasteurizado de pacote (o de caixa não dá) e coalho . Fica bem gostoso. Já vi receitas que em vez do coalho, coloca-se vinagre branco. Não sei se fica bom. Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Olha que bem! A minha mãe está sempre a comprar queijo fresco ainda faço é como tu! =)

    ResponderEliminar
  6. Maria eu também já vi receitas com vinagre em vez de coalho mas nunca experimentei... eu já fiz o queijo sem o leite em pó mas não fica tão cremoso.
    Elsa lá na terra compro no supermercado.
    Bjs

    ResponderEliminar