segunda-feira, 9 de maio de 2011

Branquear roupa e tirar nódoas dificeis

O meu filhote usa farda no colégio... Tem uns polos brancos com gola verde escura e claro como rapaz que é adora jogar à bola e chega a casa com os polos negros!!
Tem sido uma dor de cabeça esfregar as nódoas e lavar os polos até ficarem novamente brancos... já experimentei de tudo... assim pensava, até que ontem ao fazer umas pesquisas na net descobri que podia usar PERBORATO DE SODIO.
Primeiro problema: Onde comprar? Só existe à venda em drogarias ou farmácias mas creio que aqui será maos caro.
Segundo problema: E não estraga as cores? Não é seguro quer em roupa branca quer em roupa de cor.

Hoje, assim que saí do trabalho fui a uma drogaria que existe no meu bairro. Por 2,15€ trouxe um saco de 1kg de perborato de sódio.
Cheguei a casa e coloquei logo os ditos polos de molho com água quente e o perborato. Devem ter ficado cerca de 30 minutos e depois coloquei-os na máquina de lavar no programa curto (30 min), com detergente, água quente e mais uma colher de perborato.
Estendi a roupa e olhei atentamente para os polos... à excepção de um que ainda tem uma mancha (eram 4) os outros estão impecavelmente brancos e a gola continua verde escura.
Está aprovadissimo! Além disso informaram-me que é bom para eliminar o calcário da água da máquina de lavar.
E vocês já experimentaram?

9 comentários:

  1. Olha que boa dica Lisa.
    Por acaso não conheço, mas vou procurar, dá sempre jeito ter em casa.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Tenho que comprar isso!!! Mais uma boa dica!!!
    Tenho uns tops brancos que ficaram amarelados e não sabia o que fazer com eles!!!
    Tenho mesmo que experimentar esse perborato de sódio!!! Agora só resta saber onde vou desencantar! eheeh
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. nunca usei, mas ainda bem que resulta!

    ResponderEliminar
  4. Olá Lisa!Boa dica!

    Sabes alguma coisa para tirar tinta de infantário dos bibes?

    Tenho os bibes da minha princesa cheios de manchas de tinta. Supostamente, as tintas eram laváveis, mas não saiem nem por nada... :(

    ResponderEliminar
  5. Carochinha que tinta utilizam no infantário? Se for tinta à base de àgua esfregas com detergente da loiça e colocas na máquina a lavar (é o que faço na minha bata) e sai. Se utilizarem tinta tipo guache é mais dificil e se calhar só com supergel.
    Bjs

    Inês obrigada :) bjs

    Inês e Lecty procurem em drogarias antigas. bjs

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, vou experimentar o supergel!

    bjokas

    ResponderEliminar
  7. eu ja fui comprar.... eheheheh e resulta!!
    thanks

    ResponderEliminar
  8. Quais as doses para lavar à mão e para a máquina?

    ResponderEliminar
  9. Quais as doses para lavar à mão e para a máquina?

    ResponderEliminar