segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Iogurtes de Soja

Desde que recuperei a iogurteira velhinha da minha mãe que fazer iogurtes é um hábito e uma constante aqui por casa. Já experimentei muitas receitas mas os meus preferidos sempre foram os iogurtes naturais sem açúcar. Por vezes adiciono uma colher de mel na hora de comer ou fruta fresca mas a receita que uso é mesmo a mais simples só com leite de vaca e iogurte natural. Como o Rafael é intolerante à lactose (não pode mesmo comer manteiga, queijo ou iogurte de vaca pois os sintomas aparecem logo) não tinha o hábito de lhe fazer iogurtes. Lembro-me de quando ter descoberto esta intolerância ter procurado umas receitas de iogurtes de soja caseiros mas a resposta era sempre que não ficavam bons, não solidificavam... entretanto no principio de Janeiro )já não me lembro bem como) encontrei uma receita de iogurtes de soja na iogurteira. E para meu espanto era super simples... ora só precisava de uma colher de iogurte de soja e leite de soja. A principio estranhei mas quis experimentar e tirar as minhas dúvidas. E assim fiz os primeiros iogurtes de soja caseiros para o meu filho!
Ele adorou e comeu-os todos num piscar de olhos. Por aqui costumo encontrar os iogurtes da Alpro 500gr por vezes em promoção ficam a £1 mas o preço normal é £1,50. O Rafael prefere os de baunilha e se me descuido come a embalagem toda de uma vez!! Assim tirando um pouco para fazer iogurtes e juntando o leite a £0,59 consigo fazer 8 iogurtes pequenos e deixo-o comer o resto do iogurte de compra.
Na receita dizia ser possível fazer mais iogurtes a partir de um iogurte feito na iogurteira e essa será a minha próxima experiência. Vou tentar guardar o último iogurte para fazer mais e ver como ficam na sua consistência e sabor.

4 comentários:

  1. Ora aí está uma coisa que não gosto mesmo: iogurtes, leite a saber a soja.
    Apesar de também ser intolerante à lactose não consigo mesmo come-los. :(
    Resta-me, enquanto puder, o leite, iogurtes, queijo e afins sem lactose.
    Até gostava de apreciar as coisas de soja, pois ganhava mais opções, mas enfim... É o que se tem...

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me de ser pequena e do meu pai fazer iogurtes naturais na iogurteira. Eram os meus preferidos. Às vezes tentava inovar, mas nunca eram tão bons como os naturais. Tenho a máquina comigo, mas já está parada há muitos anos. Nas férias da Páscoa vou ver se ela funciona, pois os meus filhos gostam de iogurtes naturais.

    ResponderEliminar