sábado, 18 de fevereiro de 2017

Orçamento Mensal

Este ano não começou muito bem em termos financeiros... o carro já está arranjado mas levei uma valente quebra nas minhas poupanças e agora é tempo de pensar como fazer face a esta quebra.
Já há muitos anos que uso orçamento mensal mas confesso que nem sempre uso apenas o estipulado e muitas vezes ajusto os montantes que gasto... não é o certo bem sei mas não tenho sido muito rigida neste aspecto e isso não ajuda na hora de poupar.
Como estive de férias acabei por pesquisar muita coisa e ver como fazer para adaptar o meu orçamento de modo mais eficaz e tentando não mudar os valores a gastar com cada categoria do meu orçamento. Após muitas pesquisas achei que talvez o melhor seria tentar o método dos envelopes... talvez tenha que deixar o cartão de débito em casa mas acredito que sendo mais disciplinada talvez seja mais dificil usar o cartão para qualquer despesa e depois ajustá-la no orçamento...
Tenho os envelopes prontos e uma bolsa própria para eles (uma para ficar em casa e outra para andar comigo). Terei que me disciplinar no facto de se não tenho o envelope das compras não poderei comprar nada e o mesmo se aplicará para as restantes categorias.
Como pago muitas contas pelo banco essas despesas serão como até agora contabilizadas no orçamento e diminuidas aquando do respectivo pagamento.
Tenho também duas latas mealheiro para colocar o que quero poupar para duas ocasiões distintas assim como um montante certo que sai da minha conta para a conta poupança todos os meses.
quando preparei o orçamento tentei ser realista mas ao mesmo tempo tentar poupar ao máximo dentro das minhas possibilidades.
Também já consegui renegociar a minha tarifa de telemóvel e assim reduzir alguns custos. A próxima tarifa a negociar será a internet e talvez aos poucos vá conseguindo diminuir o valor das despesas mensais.
E vocês que outras técnicas utilizam? O que acham ser útil no vosso caso? Conseguem ser fiéis ao valor estipulado para o vosso orçamento nas diversas categorias?

1 comentário:

  1. Olá!
    Por aqui essa também é uma luta permanente. Já consegui definir algumas coisas que funcionam comigo, mas continua a ser uma luta cumprir os valores atribuídos. No próximo mês vou tentar uma nova estratégia, vamos ver como corre...
    Beijinhos

    ResponderEliminar