domingo, 12 de março de 2017

Balanço do Orçamento Mensal

Este mês comecei a utilizar envelopes para as despesas mensais em conjunto com a minha folha Excel. Estamos a dia 12 e até agora o balanço é muito positivo!
Como ainda estamos a meio do mês não sei ao certo se irei conseguir em todas as categorias usar apenas o estipulado mas a verdade é que ter os envelopes, ter escrito o que falta gastar em cada categoria e ter o valor ali escrito cada vez que os abro para pagar faz-me pensar realmente nos meus gastos.
Como balanço a meio deste primeiro mês no uso dos envelopes só posso dizer que era mesmo de algo assim que precisava para visualizar bem os meus gastos e ter uma maior noção deles.
Continuo a utilizar o cartão de débito mas quero que seja algo cada vez mais raro pois ver o dinheiro ajuda-me a não querer gastá-lo!

Problemas:

Para mim o maior problema é a gestão dos trocos (moedas). Tenho os envelopes em duas bolsas dentro da mala, no entanto os envelopes deixam cair as moedas se as bolsas andarem às voltas dentro da mala (o que acontece quando tento procuras as chaves).
Tenho andado com os envelopes todos porque tenho receio de precisar de comprar algo e não ter o dinheiro comigo e acabar por retirar de outro envelope...
Tenho que juntar mais envelopes para despesas anuais como a inspecção do carro e reparações, saúde (ter algum de lado para medicamentos de emergência é sempre bom) e presentes (se for juntando um pouco por mês quando chegar à altura de o gastar será mais simples).






1 comentário: