sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Sem lactose/ Sem ovo

Há cerca de 4 anos o Rafael foi diagnosticado com intolerância à lactose. A principio foi-lhe retirado apenas o leite mas passado pouco tempo a gastroenterologista percebeu que a manteiga, as natas e os iogurtes também lhe eram prejudiciais. Assim começámos uma aventura na procura de receitas alternativas sem lactose mas também sem ovo (crú ou mal cozido por ser alérgico), sem morangos, sem frutos secos... a dieta do meu menino estava assim cada vez mais restrita... mas como sou uma lutadora não baixei os braços e tenho feito muitas pesquisas que nos ajudem a ultrapassar estes desafios...
A verdade é que desde que emigrei descobri uma nova gama de produtos para pessoas com alergias/intolerâncias a preços iguais ou mais baixos que os ditos produtos normais.
Apesar de ser intolerante à lactose a médica sempre referiu que o queijo (desde que fosse curado) era seguro para o Rafael pois a quantidade de lactose era minima... infelizmente recentemente descobrimos que isso não é de todo verdade e que ele continuava com sintomas até lhe ter retirado o queijo da sua alimentação. O grande problema é explicar a um jovem que está a entrar na adolescência e que já tem uma dieta restrita que há mais um alimento proibido... pois assim apesar de saber que não é muito saudável utilizar produtos sem lactose tenho que me render ao queijo sem lactose para ajudar a ultrapassar mais uma dificuldade...
No estranhem portanto uma nova referência a receitas sem lactose e/ou sem ovo que vou testando cá por casa... e caso queiram partilhar as vossas comentem com os vossos links ou receitas.

3 comentários:

  1. É de facto complicado.
    Falo por experiência própria. Intolerante à lactose (com um grau bastante elevado) desde sempre, mas só diagnosticado o ano passado, quando já estava a "roçar" a alergia.
    Desde essa altura a minha qualidade de vida duplicou, mas aumentou a conta do supermercado. E mesmo com alimentos sem lactose tenho de ter um hiper cuidado, pois exagerando neles lá vem os sintomas. Mas a conselho da gastro tenho procurado não retirar de vez os produtos lácteos da minha alimentação pois isso, no meu caso, poderá levar muito rapidamente à alergia ao leite e isso traria outros problemas.
    É portanto uma aventura diária.
    Para me ajudar sempre que não sou eu ou a mãe a controlar a confecção das refeições tenho um medicamento que a médica me receitou e que sem dúvida é uma ajuda quando vou jantar fora. Isso e o facto de poder comer no serviço ajudam bastante a controlar os sintomas, pois substituem as enzimas que eu não tenho.
    Quanto a mim venham as receitas que certamente vão ajudar muito.
    Beijinhos :-)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo testemunho. O Rafael apesar de ter um grau elevado de intolerância até agora não tem risco de desenvolver alergia.
    Vou colocando aqui algumas receitas para nos ajudar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo testemunho. O Rafael apesar de ter um grau elevado de intolerância até agora não tem risco de desenvolver alergia.
    Vou colocando aqui algumas receitas para nos ajudar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar