sábado, 16 de agosto de 2014

Receita simples saborosa e económica

Hoje fui à biblioteca pois tinha que alterar a morada. Aproveitei e fui dar uma volta nos livros e encontrei este do Jamie Oliver.

Basicamente são as receitas que ele apresenta no programa das receitas em 30 minutos por isso são sempre receitas rápidas, equilibradas, saudáveis e muitas vezes económicas.
Antes de sair de casa tinha tirado uma embalagem de salsichas frescas para descongelar e fazer para o almoço... ao desfolhar o livro. logo nas primeiras receitas encontrei esta massa com salsichas que me pareceu muito apetitosa e cheia de legumes como eu queria (só não tinha o basilico para colocar no prato). O Rafa adorou a ideia e deliciou-se a comer o almoço :)

Ingredientes:
2 cebolas
1 cenoura
1 aipo
6 salsichas frescas
1 c. (chá) oregãos
500g penne
4 dentes alho
4 c. (sopa) vinagre balsamico
400g tomate em lata
parmesão ralado

Preparação:

Apare a cebola, a cenoura e o aipo. Pique grosseiramente todos os legumes no processador de alimentos com as salsichas e orégãos. Mantenha pulsando até ficar bem misturado, em seguida, coloque esta mistura na frigideira quente com um talão de azeite, quebrando-o e agitando.
Coloque uma panela de grande profundidade em fogo baixo e encha com água fervida. Cozinhe a massa.
Esmague 4 dentes de alho na mistura de salsicha e misture 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico e os tomates enlatados. Adicione um pouco da água de cozimento do macarrão para soltar, se necessário.
Escorra o macarrão, reservando cerca de um copo de vinho, da água de cozimento. Deite o macarrão na panela de molho e mexa gentilmente, acrescentando suficiente água de cozimento para trazê-lo para uma consistência sedosa. Prove, corrija o tempero, então ponha em uma tigela de servir e leve direto para a mesa com algum parmesão para ralar no prato. Espalhe sobre a massa algumas folhas de manjericão.



2 comentários:

  1. Não sou de fazer muitas fezes salsichas frescas e esta receita parece-me uma boa maneira de as fazer. Obrigada.

    ResponderEliminar