sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Organização da Despensa

Amanhã vou tentar organizar melhor a minha despensa...
De vez em quando lá tiro tudo e tento organizar as mercearias, os produtos de limpeza e outros objectos dentro da minha despensa.
A minha despensa é jeitosa, nem muito grande nem muito pequena, mas por vezes não uso metade das coisas que por lá andam... Para evitar acumular mercearias vou fazer um inventário do que tenho e gastar nas próximas refeições.
Como fazem o vosso inventário?

Como está agora:
Vista da entrada

Na prateleira de baixo mais acessível tenho as mercearias e na de cima os produtos de limpeza e os medicamentos.

Por baixo das prateleiras tenho caixas onde guardo objecto de cozinha que utilizo ás vezes, o papel higienico, os rolos de cozinha, o leite, a comida dos animais.
Tenho também um móvel de gavetas onde guardo pacotes de bolachas, cereais, papas e pacotes de leite e sumo pequenos.

Por cima dos detergentes e menos acessível (só com escadote) tenho objectos e loiças que não uso ou uso muito raramente.

Na parede lateral tenho um mini armário com espelho (daqueles que se tinham nas casas de banho com 2 portas e que está vazio).

2 comentários:

  1. Olá Lisa,
    Eu tenho uma despensa mais ou menos como a tua, mas é onde guardo o aspirador, mopa, tábua de passar a ferro, etc.
    A despensa própriamente dita fica num armário alto e estreito que está na cozinha.
    Eu para me organizar melhor e vizualizar o que tenho e não tenho uso umas prateleiras tipo Metaltex (encontras nos hipermercados, ou tipo Leroy Merlin), mas é daquelas que têm pernas, não é das que enfiam na prateleira como tens.
    Assim rentabilizo melhor o espaço e vejo o que tenho arrumado na parte de tráz das prateleiras.
    Para mim resulta muito bem, e quando abro a despensa, rápidamente vejo o que tenho.
    Pôr ex. tento ter as saquetas miudas, dos condimentos ou parecido num tabuleiro, assim quando procuro uma sei que está ali junto com as outras especiarias, faço o mesmo para o óleo e azeite, etc. se for preciso limpar, rápidamente tiro o tabuleiro,limpo e volto a arrumar...
    Na minha despensa estreitinha só tenho mesmo o produto que já está aberto, na outra tenho os «Reforços» ou seja, este ou aquele produto que comprei por estar em promoção e que tenho numa lista na porta do frigorifico, assim sei sempre o que tenho de «Reforço».
    Também uso esta técnica para o que está congelado, tenho uma lista dos congelados no frigorifico e, quando me sirvo faço um corte na quantidade.
    Assim mantenho as minhas listas actualizadas e de modo geral sei o que tenho na despensa e que tenho de consumir para incluir nos menus.
    Os produtos são sempre arrumados com a data mais próxima, mais perto para ser consumida, para não passar o prazo de validade.
    Bom fds.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  2. A minha cozinha não tem grande arrumação por isso só dá mesmo para os pratos, caixas, utensilios e panos... acho que se torna mais prático ter tudo ao pé é que a minha despensa é na ponta oposta da cozinha :( acho que o arquitecto não sabia muito bem o que estava a fazer...
    Bjs

    ResponderEliminar