domingo, 7 de janeiro de 2018

Mesada

Não tinha por costume dar mesada ao Rafael. Ele não come na escola (leva tudo de casa por causa das alergias) e pagava-lhe as £10 para carregar o telemóvel. No entanto no início do ano passado ao fazer algumas pesquisas encontrei a ideia interessante. Conjuntamente com o meu filho escrevemos uma lista de tarefas que ele pode fazer em casa e com isso ter direito a ganhar uma mesada. Por cada tarefa feita ele coloca num pote um botão e no final do mês os botões equivalem a um montante de dinheiro. Inicialmente cada botão valia £0,10. É verdade que é um valor simbólico mas que o incentiva a ajudar em casa e ao final do mês caso faça um pouco todos os dias pode ganhar cerca £20 ou mais.
Este ano resolvi aumentar o valor para £0,15. Não é muito mas é suficiente e não me leva à falência. Com este dinheiro ele carrega o seu telemóvel mensalmente e paga o corte de cabelo de 6 em 6 semanas. Ainda lhe sobra dinheiro que tem numa conta bancária para poder gastar no que quiser e assim aprender a valorizar o dinheiro e a pensar duas vezes antes de comprar algo que goste. No entanto este ano também resolvi que caso ele não ganhe o valor de £20 eu transfiro a diferença para uma conta a prazo que ele tem. Pouco a pouco vai a conta vai aumentando. A conta poupança dele tem a vantagem de não pagar taxa ao estado até ao valor anual de £4128, rende 2,5% (livre de impostos) e só pode ter acesso à conta quando fizer 18 anos. E assim vou ensinando o meu filho a ser responsável pelo seu dinheiro e a saber poupar.


10 comentários:

  1. Excelente ideia.
    Adorei o pormenor dos botões.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os botões é para ser mais fácil porque se usar moedas por cada tarefa nem sempre temos trocos disponíveis. :)

      Eliminar
  2. Acho a ideia excelente! É de pequenino que se torce o pepino! ;)
    Beijinho,
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que temos que começar de pequenos.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adoro a sua ideia :) muitos parabéns, assim o seu filho dará real valor ao dinheiro.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mas que bela ideia! Eu quando era mais nova também recebia mesada, inicialmente de 5€ depois foi aumentado gradualmente e posso dizer que foi ótimo para aprender a gerir o meu dinheiro.

    Beijinhos/ A filha

    ResponderEliminar