segunda-feira, 12 de março de 2012

A influência dos outros na nossa vida

Sempre fui uma rapariga/mulher vaidosa! Sempre tive muito gosto em andar bem arranjada, com as unhas pintadas, cabelo arranjado, maquilhada, etc.
Nos locais por onde tenho trabalhado sempre senti que as minhas colegas também andavam assim, com acessórios (colares, lenços, pulseiras...), saltos altos (apesar de termos que calçar outro sapato para trabalhar), maquilhadas, etc.
Quando mudei para esta instituição inicialmente também andava assim... no entanto as minhas colegas não têm este hábito de andar maquilhadas, com acessórios, de saltos... quando levo saltos dizem-me logo que estou muito alta (sou a mais alta de todas as educadoras mesmo sem saltos) e todas acham desnecessário andar maquilhadas... ora a meio do ano passado senti uma mudança em mim... comecei a deixar a maquilhagem, os saltos e até os acessórios... quase que deixei de pintar as unhas...
Afinal apesar de não querer que os outros influenciem a minha maneira de ser e de estar a verdade é que acabou por afetar e não gosto disto... será que somos todos assim? Ou será que apesar de sermos diferentes devemos continuar a ser diferentes? Porque no fundo nem sempre se é bem aceite quando se é diferente...
Tenho, por diversas vezes, ao longo destes meses voltar a ser como era... a tentar andar sempre bem arranjada como sempre gostei... mas dura apenas 1 ou 2 dias e depois volto ao mesmo... não gosto, simplesmente não gosto de não ser capaz de ser diferente!

6 comentários:

  1. Compreendo-te! Já passei por isso. Mas eu sou eu e não consigo ser diferente só porque os outros não fazem igual. Mudar só mesmo se fizer algo mal e seja benéfico mudar, assim não!
    Força! Sê tu própria:,-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Lisa,
    Nem tanto ao mar nem tanto à Terra. porque não tentas um meio-termo?
    Se gostas de andar maquilhada ou de unhas pintadas....anda; de saltos e colares... depende se poderá afectar ou não o teu trabalho (mais em termos de ruídos).
    Já trabalhei num sítio que todas as mulheres andavam arranjadas... mas havia uma que era um exagero, parecia uma árvore de Natal demasiada maquilhagem e perfume em excesso (era um enjoou quando passava), os saltos eram altissimos e ainda não a tinhamos visto já sabiamos que ela estava a chegar por causa dos saltos e do barulho dos acessórios...
    Mas como em tudo, é uma questão de bom senso...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  3. Tens de andar como gostas.
    Eu no meu dia-a-dia, não uso nada disso.
    Não me maquilho, não pinto as unhas, o cabelo arranjo em casa (nada de lacas, nem pinturas, estico e pronto), saltos, nem vê-los.
    Sou uma pessoa muito simples e como trabalho praticamente sozinha não preciso de andar produzida.
    Numa altura em que trabalhei num banco e o ambiente era diferente já tive de me arranjar mais.
    Claro que o sítio onde trabalhamos tem influência.
    Mas cada um tem de andar como gosta e se sente confortável!

    ResponderEliminar
  4. Eu compreendo-te, acho que no fim acabamos por nos adaptar ao local que estamos para não chamar à atenção, pelo menos é o que acontece comigo. Trabalhei num escritório onde todos andavam mais ou menos à vontade, com t-shirts sem maquiagem nem saltos, aliás quando alguém se produzia mais era logo uma festa. Depois mudei para onde trabalho agora e as pessoas estão todas produzidas, "obrigou-me" a repensar e a ter mais cuidado com a aparência. Acho que nos adaptamos, e não vejo mal nisso, sinceramente. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Tal como já disseram, acho que o meio-termo é o caminho.
    Um verniz clarinho nas unhas (que dura muito mais tempo e exige menos atenção), o cabelo sempre bem lavado e um blush discreto numa pele hidratada fazem maravilhas por qualquer auto-estima.
    Embora adore saltos, por questões médicas só os posso tirar do armário em ocasiões mais especiais, mas há sempre as cunhas e as sabrinas que com uns simples jeans e uma blusa de bom corte dão logo outro ar.
    Não deixes é de apostar em ti e de cuidar de ti para agradar a ti mesma.

    ResponderEliminar
  6. Nunca deixe que a forma dos outros verem e viverem a vida influencie a forma como vê e vive a sua vida.
    Os outros é que se deviam sentir mal por não se esforçarem. Por não se cuidarem e deviam tê-la a si como exemplo a seguir.
    Se sempre gostou de sair "produzida", saia! E verá que a vida lhe sorrirá! :)
    Beijinho
    LBD

    ResponderEliminar