sábado, 29 de outubro de 2011

Colesterol


Já andava a pensar nisto há um tempinho... o ano passado aquando da consulta da medicina do trabalho tinha o valor do colesterol a 180 o que era bom e estava abaixo do limite.
No entanto tenho por hábito comer manteigas, queijo e outros alimentos ricos em gorduras (apesar de evitar os fritos). Hoje fui à farmácia e com uma piquinha apenas fiquei a saber que num ano aumentei o valor para 212.
Segundo a farmaceutica não é alarmante mas devo modificar alguns hábitos para baixar o valor e claro que é isso que vou fazer.
O meu objetivo é voltar a ter o valor do ano passado (apesar de me terem dito que até 200 é um valor aceitável) e manter-me assim.
Aceito sugestões para mudar alguns hábitos alimentares...

7 comentários:

  1. Comece por comer muitas peças de fruta, legumes e sopas durante o dia.
    Prefira pão integral ou de fibras. Quanto mais escuro melhor.
    Beba muita água.
    Faça exercício físico. Uma simples caminhada todos os dias é suficiente.
    Opte por carnes brancas.
    Use e abuse de cozidos e grelhados.
    Estas dicas já devem ajudar ;)
    Um beijinho
    LBD

    ResponderEliminar
  2. Olá Lisa,
    Evita o uso da margarina nos cozinhados sempre que possivel, tenta usar mais o azeite ou o óleo de coco.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  3. Lisa: em 1º não acredites nunca em analises feitas em farmácia, o sangue que te passa nos dedos não é o mesmo que te passa nas veias. faz uma analise num Laboratório de analises, onde eu trabalho, colesterol custa 1,32 uma glicose 0.88 em particular, sem qualquer pedido médico.
    2º ponto, para corrigir colesterol alto, quando é, que não é de todo o teu caso, cortar ou evitar:manteigas, queijos, enchidos, carnes gordas, fritos, folhados, bolachas amanteigadas... mas para mim surpresa das surpresas... polvo e lulas! acho mesmo que deves fazer uma análise fidedigna e não te preocupares com isso, 212 é normalissimo, sem stress!
    http://comoaguaparaochocolate.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Obrigada a todas pelos comentários. Eu não estou preocupadissima porque sei que não é um valor alto mas como tenho antecedentes com colesterol alto quero prevenir. Eu não uso maragrinas para cozinhar e quando uso é sempre da alpro soya que é mais saudável. O meu grande drama é o queijo, a manteiga das torradas e o leite... carne aqui é só de aves, enchidos são poucos, fritos quase nenhuns... vou comer mais sopa e fruta e ver se o valor desce.

    ResponderEliminar
  5. Ai menina que o "Castrol" é a minha desgraça!!!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Lisa!!!! Porque pedes para escrevermos as malditas letras de verificação?!?!?!
    :(
    Máaaaaaa!
    :)

    ResponderEliminar
  7. hummm pensava que nã pedia.... eu também stresso com essas letras de verificação...
    bjs

    ResponderEliminar