sábado, 27 de agosto de 2011

O filhote e a limpeza da casa...

Desde sempre que tento incluir o Rafa nas minhas tarefas domésticas. Inicialmente, responsabilizá-lo pela arrumação dos brinquedos e pouco a pouco foi aprendendo que limpar e arrumar a casa é da responsabilidade de quem mora cá em casa...
Com 8 anos é ele quem a seu modo faz a sua cama todos os dias, mantém (ou tenta manter) o seu quarto arrumado, coloca a roupa suja no cesto, colabora na arrumação de pequenas peças de roupa (cuecas e meias), mas também ajuda na limpeza geral do fim-de-semana.
Hoje está entretido a arrumar o seu quarto... de espanador na mão vai limpando o pó e arrumando as coisas ao seu jeito... é tão engraçado!
É certo que incluí-lo nas tarefas faz com que a limpeza demore mais pois por vezes ele quer varrer e eu tenho que varrer atrás dele, mas acho importante para o seu desenvolvimento enquanto pessoa. E vocês também incluem os vossos filhotes nestas tarefas?

5 comentários:

  1. lindo menino sim senhora...bjokinhas para vocês

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Já sigo o teu blog há algum tempo, parabéns.
    O meu filhote tem 10 anos e também já ajuda, embora ás vezes "refile" um bocadinho.
    Também tenho um blog, mas muito diferente do teu, relata um pouco a vida de uma mãe de um filhote lindo que é diabético.
    www.feijaozinhodiabetico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Desde de sempre tento incutir neles a responsabilidade de arrumarem o que desarrumaram, que a mãe não é empregada deles e nem eles meus mas temos que nos ajudar uns aos outros de forma a vivermos numa casa arrumada onde cada um sabe onde coloca as suas coisas mas... tenho de ser sincera: é uma luta diária! O D é uma criança muito mas muito desorganizada, despassarado por completo... a S, essa menina tanto tem dias em que é uma autentica fada do lar em miniatura como tem outros em que consegue ser pior que o manito... mas não desisto!
    :)
    Em relação á cama, desde de Junho que cada um faz a sua (se bem que por vezes vou por de trás e dou um jeitinho)!!!
    :)
    Beijoquinhas!
    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
  4. belinha obrigada :) tenho muito orgulho no meu filhote...
    mafalda vi o teu blog muita força na luta diária para que tudo corra pelo melhor com o teu filho. Beijo grande e vai passando por aqui mais vezes.
    maria o rafa também tem os dias dele e nem sempre colabora como gostaria mas tento incutir isto sempre...
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Lisa, Parabéns pela educação de seu filho. Sua atitude cria um elo muito interessante que tambem desemvolvi com os meus ao longo da vida. Os meus são adultos hoje (25 e 20 anos) e mantem suas tarefas domésticas: passar aspirador de pó no apartamento todo, é preciso retirar tudo do lugar e voltar; também passar no teto e nos rodapés. Cada um tem seu dia na semana. Colocar a mesa todos os dias - um coloca e outro retira. Também fazem extras de vez em sempre: guardar louça, lavar louça, lavar roupas (raramente) alem dos concertinhos- coisas de homem rsrs. São muitas atividades mas são moradores da casa e precisam participar.
    beijos, Ro

    ResponderEliminar