quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Medidas para mais poupança

Com as novas subidas de IVA tenho mesmo que fazer alguns cortes nas contas do mês...

Gás - uso de garrafa e compro de 2 em dois meses. A comida de fogão é feita em maior quantidade para congelar e rentabilizar ao máximo o seu uso. A mim sai mais barato usar a eletricidade e por isso a maioria das coisas são feitas recorrendo à mesma. Para lavar a loiça encher um alguidar de água para poupar gás e água.

Ginásio - Já cancelei a adesão ao ginásio.

Água - ter mais atenção aos gastos desnecessários especialmente por parte do filhote.

Café - sempre em casa, de cápsula quando tenho visitas de cafeteira de saco quando é só para mim. Faço uma cafeteira cheia com 5 colheres de café e dura a semana toda. É mais fraco e não faz tanto mal à saúde e à carteira. Não se vai a cafés nem pastelarias (a não ser em ocasiões especiais).

Roupa - Lavar a roupa apenas ao fim-de-semana fazendo duas máquinas cheias em vez de uma metade a meio da semana. Espero poupar água.

Lavandaria - Por enquanto acho dinheiro bem empregue mas se faltar ao final do mês é a primeira despesa a cortar.

Depilação - Por enquanto ainda faço na esteticista mas porque pago 14€ por depilação perna inteira e acho importante cuidar de nós mesmo em tempos de crise.

Carro - Em percursos pequenos não o utilizo mas gostava de ter força de vontade para o deixar mais vezes em casa e poupar mais na gasolina. Será que é desta??

Supermercado - Apesar de estar muito cingida à lista acho que por vezes compro coisas a mais... tenho que ter mais atenção ao que é superfulo.... tipo miminhos para mim e para o Rafa (danoninhos, batatas fritas, pães de leite, etc). Acho que vou adotar o esquema de fazer lista, calcular o gasto e levar apenas esse dinheiro comigo e sem cartões.

Cartão multibanco - Vai passar a ficar em casa, sempre!!

Que mais poderemos fazer?


10 comentários:

  1. Eu trocaria a depilação pelo ginásio, uma vez que a mesma se pode fazer em casa, com bandas (e afins) e nem sempre é necessário (falo por mim), agora no inverno então em que andamos mais tapadas...! O Ginásio, se não se tem outra hipótese de fazer exercício, acho que não se deve cancelar! As pessoas dão pouca importância ao exercício, o que está errado, pois com ele temos mais saúde!
    Uma coisa que não percebi foi o lavares a roupa em casa e depois usares a lavandaria...é para quê? Passarem a ferro?
    No lavar a loiça à mão por vezes gasta-se mais água do que na máquina, li sobre isso algures!
    As pessoas estão muito alarmadas e têm surgido vários blogs com medidas de poupanças que pouco ou nada adiantam...mas há que pensar no que realmente se pode dispensar sem prejudicar especialmente a nossa saúde!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, é mesmo acerca de poupança que eu me senti motivada a escrever as minhas medidas aqui:
    ariana-sobrevivernacrise.blogspot.com
    Passe por lá, e aproveite para partilhar alguma sugestão.
    Cumprimentos,
    Ariana

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Podes explicar (e se possível mostrar, tipo tutorial) como é que fazes o café quando é só para ti... há muito que queria fazer café em casa... mas sempre que experimento, sai errado..

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Kyla cada um faz as suas opções de acordo com a vida que leva eu prefiro abdicar do ginásio porque não tenho tido tempo para ir e portanto estou a deitar dinheiro fora. Em relação à depilação nem no inverno deixo de fazer, não quero andar desleixada só porque não se vê e não acho que fique bem feita quando faço em casa.
    Sim uso a lavandaria comunitária para passar a roupa a ferro. Tenho pouco tempo e é uma ajuda que sabe bem, opções que me fazem falta.
    Lavo a loiça à mão porque não tenho nem quero ter máquina de lavar loiça - somos 2 pessoas cá em casa não fazia sentido andar a juntar loiça suja.
    Se não te interessam as minhas medidas de poupança não ligues - são minhas e apenas partilho porque podem ajudar alguém e porque este blog é SOBRETUDO o meu diário de casa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Gina eu tenho uma cafeteira de saco e cá em casa só eu bebo café (o miudo claro não bebe). No inicio da semana coloco 5 colheres de sopa de café para a máquina de saco e encho a cafeteira de água. Faço o café todo e guardo no frigorifico para não estragar. Quando quero beber coloco na chávena e aqueço 30seg no microondas. Parece acabado de fazer.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Lisa,
    Olha eu quando tinha bilha de gáz (agora tenho gáz natural), havia uma altura em que a bilha que estava a uso dava para o fogão e lavar a loiça, mas já não dava para o banho... então eu mudava o redutor para a bilha nova e tomava banho com a bilha nova, mas depois voltava a mudar o redutor para a velha, pois ainda dava bastante para cozinhar e lavar a loiça.
    Quando já não dava nem para o fogão nem para lavar a loiça, então aí é que já estava mesmo no fim e já só usava a outra bilha e encomendava outra nova e o processo começava outra vez.
    Não sei se te ajuda alguma coisa, mas a mim, pelo menos sentia que a bilha ía mais vazia quando era devolvida...
    Bjs e bom fds.
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  7. Teresa eu tenho dois redutores um para o esquentador e outro para o fogão. Ora tenho duas bilhas a mais cheia está sempre no esquentador e quando não aquece bem vai para o fogão e esta fica lá até acabar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Lisa, foi só a minha opinião e opções que faria, não tens que te justificar! bjs

    ResponderEliminar
  9. Lisa,
    Ainda bem que tens dois redutores, porque o que eu fazia era uma chatice, mas sempre se poupava qualquer coisita...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  10. lisa,
    gostei muito da tua resposta ali em cima. Ainda bem que és das minhas e achas que lá porque é inverno e se anda de perna tapada não precisa de se ter tanto cuidado com a depilação. este tipo de pensamento irrita-me bastante, porque antes de pensar nos outros, eu também penso em mim. não gosto de me sentir um pequeno macaco, seja verão ou inverno e muito menos deitar-me ao lado do meu homem com as pernas a picar. Eu faço em casa porque já ganhei técnica e aquilo fica muitas vezes menos aldrabado que na esteticista.
    E se, mesmo em tempo de crise, deixamos de cuidar de nós é mais um passo para cairmos num estado depressivo. Gostei, de facto, do teu comentário.

    ResponderEliminar