quinta-feira, 22 de março de 2012

Seguro saúde


Tenho um seguro de saúde há 10 anos. Na altura em que comecei a viver sozinha achei que era importante ter um seguro de saúde e assim fiz. Por ter já seguro aquando da minha gravidez pude ser seguida no particular e o meu filhote nasceu também num hospital particular a custo zero. O Rafa foi desde logo incluído no meu seguro de saúde e por isso tem pediatra particular, assim como todas as outras consultas de especialidade.
Nos últimos naos e porque já não somos assim tão novos o seguro tem aumentado bastante o seu valor mensal.. e neste momento de crise senti a necessidade de reduzir o meu plano, de ficar com uma opção menos vantajosa mas que terá um valor mais baixo e que me ajudará a enfrentar este período critico.
Neste momento o meu seguro tem um valor de 68,90€ e espero com a redução do plano vir a pagar menos 20€.
Esta decisão foi tomada a muito custo pois não sabemos o dia de amanhã e se nestes anos nunca atingi o plafond do seguro, não sei como irá ser no futuro, especialmente sendo ele mais baixo. Espero não me vir a arrepender da minha decisão.
E vocÊs têm seguros de saúde? Acham vantajoso? Qual o vosso plano?

9 comentários:

  1. Olá, eu tenho seguro de saúde há vários anos. Há um ano, mais ou menos, aumentei-o por dois motivos: a) pensando vir a engravidar e para garantir que cobria as despesas do hospital (depois de ver o preço das cesarianas na Luz, assustei-me); b) para incluir também o meu marido, que não tinha seguro. É ótimo ir ao médico e pagar só uma taxa mínima. Já houve um ano em que tive alguns problemas de saúde, e poupei mais do que gastei. Nos outros anos, gasto mais do que poupo, mas sinto esse investimento como uma segurança, a pensar na eventualidade de alguma situação mais complicada.

    Agora... Entretanto, o meu marido passou a ter seguro através do emprego, e eu passei a ter ADSE. Vou esperar um pouco mais, mas depois de conseguir engravidar e dar à luz, penso que vou fazer como tu - o marido fica só com o seguro pela empresa, e eu reduzo o plano para um menos completo (e CAAARO!!).

    ResponderEliminar
  2. Lá está agora não penso engravidar e portanto não me fará falta que cubra o parto. Além disso o Rafa tem um cartão de saúde associado à escola onde está (da misericordia) onde pode todo o agregado familiar ter consultas a um preço vantajoso, incluindo consultas de urgência gartuitas.
    Tudo isto me levou a pensar na redução do plano.
    bjs e obrigada pela tua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisa, podes explicar-me que cartão é esse que o teu filhote tem pela escola? A minha filhota também está numa Misericórdia (mas não à minha carteira...lol), e não tenho conhecimento de nada disso...
      Seguro não temos, como o meu marido é militar estamos os 3 abrangidos pela IASFA, e por agora tem compensado bastante. Estive a ver um seguro próprio para militares que complementa a IASFA, mas estou um bocado retinente, para os 3 são cerca de €70/mês, tendo em conta que o marido desconta cerca de €130/mês para o IASFA, já começo a achar muito dinheiro...
      Mas gostava de saber mais alguma coisa desse cartão de saúde pela misericórdia, se faz favor! :)
      Beijinho

      http://diario-de-uma-familia.blogspot.pt/

      Eliminar
    2. A misericórdia da minha zona de residência tem uma clinica médica e ofereceu a todos os utentes da escola e lares um cartão sem anuidade onde todo o agregado familiar tem desconto nos serviços médicos. Ou seja podemos ir às consultas pagamos menos e não tem custo associado ao cartão.
      Não sei se existe o mesmo noutras misericórdias ou se é só nesta.
      bjs

      Eliminar
  3. Olá Lisa! Espero que já estejas melhor! Eu também tenho seguro de saúde, ou seja, está em conjunto com o dos meus pais. No entanto, eu vou fazer um para mim à parte, pois como já vivo noutra casa, não faz sentido que eles me continuem a pagar! O dos meus pais também é muito vantajoso, no entanto é um pouco carote. Por exemplo, a minha mãe fez este ano uma cirurgia plástica à barriga e pagaram-lhe cerca de 25% da operação e 15% do internamento, já ajudou bastante ter o seguro. Como a "eu" disse nuns anos precisa-se noutros não, tudo depende! Mas se realmente não pensas engravidar, revê essa clausula e assim pagarás menos! É o valor que pagas trimestralmente/mensalmente se não for indiscrição?

    ResponderEliminar
  4. Miss I. eu pago 68,90€ por mim e o filhote por mês. Neste momento não o temos usado muito felizmente. Por exemplo acho que compensou bastante no parto e nas consultas de obstetricia mas agora já só vou às consultas 1 ou 2x por ano. Não ando sempre doente e como tenho as consultas de urgência gratuitas pelo cartao do meu filho acabo por usar essas quando preciso. SE precisar de baixa tenho que ir ao SNS... o Rafa usa para ir à pediatra 1x por ano, às consultas de desenvolvimento e de alergologia mas são para aí 3 ou 4x por ano cada. O valor não ultrapassa o limite do plano mais baixo.
    Pedi informações sobre o novo custo do seguro e estou à espera de resposta.
    bjs e obrigada pela opinião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não o tens usado muito, é ótimo sinal! Ya, compensou bastante quando tiveste grávida, pois os partos e assim são muito caros. E como tens aquele cartão do rafa realmente podes anular algumas clausulas. É como eu, se precisar tb tenho de ir ao SNS, infelizmente. Mas ainda tenho a sorte de ter médico de família, há muita gente que não tem. Fizeste bem em mudar e sempre é um dinheiro que poupas!

      Eliminar
  5. É um tema bastante interessante! Nestes momentos de crise é um tema bastante complexo e se hoje uma pessoa nao precisa amanha pode precisar.

    ResponderEliminar
  6. Lisa:parece-me que devemos ter o mesmo seguro pq eu pago o mesmo por mim e pela Cria, marido tem seguro á parte.Eu gostava muito de ter outro Filho brevemente e como me foi diagnosticada uma doença de Chron, não me vou arriscar...a Cria ainda é pequena e sendo casada e imaginando que possa haver algum "acidente" que possa ficar grávida sem contar, garanto-te que para mim compensa bem o seguro. Hoje se calhar não pensas engravidar mas de hoje para amanhã a tua vida muda ou se tiveres algum problema como a mim me apareceu o Chron de repente, depois não ficas coberta nesse tipo de problemas... pensa nisso!
    http://comoaguaparaochocolate.pt

    ResponderEliminar