terça-feira, 20 de março de 2018

Sissi

No passado dia 15 de Março recebi uma noticia que me deixou muito triste. A minha gatinha morreu.
Chorei muito. Chorei porque me senti triste de a ter perdido, triste por não ter estado ao seu lado nos últimos momentos da sua vida, triste porque nunca mais a vou ver, dar festinhas, alimentá-la... triste e culpada por a ter abandonado. Por ter vindo para um país distante e a ter deixado em Portugal. Revoltada porque tinha a esperança de a voltar a ver nestas férias da Páscoa porque estamos quase a ir de férias a Portugal...
Estes dias têm sido dificies... porque vejo o meu filho triste e a chorar e não sei como o consolar. Para ele está a ser a primeira vez a lidar verdadeiramente com a morte. Quando era pequeno (cera dos 6/7 anos) eu perdi os meus avós e mais tarde o nosso cão Max mas o Rafael era pequeno e na altura não pareceu entender muito e não sofreu por isso. Agora já com 14 anos está a sofrer, está triste e a fazer o luto do seu animal de estimação. No inicio pareceu estar bem mas com os dias a passar consigo ver o meu filho a chorar, triste e sem saber como lidar com a situação.
Já chorámos juntos, já nos abraçámos e rimos das nossas memórias... já falámos como vai doer voltar a Portugal e não a ver... Hoje chegou da escola lavado em lágrimas. Combinámos fazer um livro de memórias para o ajudar a lidar com a perda. Fomos comprar um caderno, stickers e cola para começarmos o livro. Já escolhemos fotografias da Sissi para imprimir e colar e vamos escrever as memórias que temos com ela.
Também mandei vir do Ebay um livro para o ajudar a perceber os sentimentos relativos à perda e morte de um ser querido.
Só espero conseguir ajudar o meu filho a superar esta dor e a lidar com ela.




2 comentários:

  1. É mesmo muito triste, pra quem ama os seus animais! Tente mostrar k a gata foi uma sortuda por vos ter conhecido, e k concerteza foi feliz, apesar de tudo. O tempo encarregar se há de atenuar a dor da perda. Beijinhos

    ResponderEliminar