terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Pancake Day

Por aqui hoje é o dia da panqueca! Hoje era ver os miúdos todos contentes a cozinhas as suas panquecas na escola e o cheirinho... hummm apetitoso!
Claro que cá em casa as panquecas não faltaram à hora do jantar e o Rafael lá me ajudou a fazer-las.
A receita é do mais simples que há e os recheios a gosto de cada um.

Ingredientes
125gr farinha (usei de espelta)
250ml leite (usei de soja)
3 ovos

Juntei tudo na liquidificadora e fritei numa frigideira. Rendeu 7 panquecas médias que recheámos umas com carne e queijo e outras com chocolate e polvilhadas com açúcar e canela.

Para quem não sabe a tradição de se comer panquecas é para usar as gorduras e doces antes do inicio da quaresma.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Orçamento Mensal

Este ano não começou muito bem em termos financeiros... o carro já está arranjado mas levei uma valente quebra nas minhas poupanças e agora é tempo de pensar como fazer face a esta quebra.
Já há muitos anos que uso orçamento mensal mas confesso que nem sempre uso apenas o estipulado e muitas vezes ajusto os montantes que gasto... não é o certo bem sei mas não tenho sido muito rigida neste aspecto e isso não ajuda na hora de poupar.
Como estive de férias acabei por pesquisar muita coisa e ver como fazer para adaptar o meu orçamento de modo mais eficaz e tentando não mudar os valores a gastar com cada categoria do meu orçamento. Após muitas pesquisas achei que talvez o melhor seria tentar o método dos envelopes... talvez tenha que deixar o cartão de débito em casa mas acredito que sendo mais disciplinada talvez seja mais dificil usar o cartão para qualquer despesa e depois ajustá-la no orçamento...
Tenho os envelopes prontos e uma bolsa própria para eles (uma para ficar em casa e outra para andar comigo). Terei que me disciplinar no facto de se não tenho o envelope das compras não poderei comprar nada e o mesmo se aplicará para as restantes categorias.
Como pago muitas contas pelo banco essas despesas serão como até agora contabilizadas no orçamento e diminuidas aquando do respectivo pagamento.
Tenho também duas latas mealheiro para colocar o que quero poupar para duas ocasiões distintas assim como um montante certo que sai da minha conta para a conta poupança todos os meses.
quando preparei o orçamento tentei ser realista mas ao mesmo tempo tentar poupar ao máximo dentro das minhas possibilidades.
Também já consegui renegociar a minha tarifa de telemóvel e assim reduzir alguns custos. A próxima tarifa a negociar será a internet e talvez aos poucos vá conseguindo diminuir o valor das despesas mensais.
E vocês que outras técnicas utilizam? O que acham ser útil no vosso caso? Conseguem ser fiéis ao valor estipulado para o vosso orçamento nas diversas categorias?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Rolo de Carne na Slow Cooker

Não sei bem porque razão mas há bastante tempo que não fazia rolo de carne. Esta semana enquanto preparava o menu semanal o Rafael pediu-me para fazer novamente.
Desta vez experimentei cozinhar na slow cooker e acrescentei algumas coisas diferentes na carne. Infelizmente abriu-se a meio da cozedura mas o sabor estava divinal! Sinceramente acho que se tivesse acrescentado mais farinha de aveia tinha ficado mais consistente e não teria aberto.

Ingredientes:
500gr carne de vaca picada
2 cenouras
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 tomate
farinha de aveia
azeite
sal, pimenta e mangericão
vinho branco
caldo de legumes caseiro
fiambre
queijo

Preparação:
Numa tigela grande misturei a carne com a cenoura ralada, a aveia, o tomate picado, 3 dentes de alho picados e metade da cebola picada. Tempere com sal, pimenta e mangericão.
Misturei bem para formar um rectângulo que recheei com fiambre e queijo. Enrole bem.
No fundo da slow cooker coloque o azeite, a metade da cebola às rodelas, um dente de alho picado, o vinho e o caldo de legumes. Coloque o rolo de carne dentro da slow cooker e deixe cozinhar em modo lento durante pelo menos 4 horas.


Este rolo de carne foi cortado em fatias e vai dar para 4 refeições para duas pessoas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Pão com chouriço

E porque em tempo de férias apetece fazer comidinhas diferentes ontem sairam 18 pães com chouriço :)

Ingredientes:
500 g de farinha de espelta
22 g de fermento padeiro em pó
1 chouriço de carne, corrente
1 colher (chá) de sal grosso
300 ml de água morna

Preparação:
Colocar a água, a farinha, o fermento e o sal na máquina de fazer pão e programar Massa. 
Depois de terminado o programa modele pequenos rectângulos de massa e coloque o chouriço cortado às rodelas. Enrole e coloque em tabuleiros de ir ao forno.
Deixe repousar durante 30 minutos e faça pequenos golpes no pão com uma faca. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.


domingo, 12 de fevereiro de 2017

Empadinhas de Atum

O facto de não ter o carro comigo tem limitado muito as minhas compras. Quando venho do trabalho carregada com sacos não me apetece nada parar no supermercado para fazer compras e muito menos ir ao supermercado de autocarro. Não tenho nenhum supermercado perto de casa e isso também não ajuda... Durante a semana fiz duas vezes pequenas compras de leite, pão e manteiga. Não comprei mais nada!
Ontem estava a pensar o que preparar para o jantar e dei-me conta que o congelador está praticamente vazio... Encontrei por lá uma embalagem de massa filo mas não tinha carne, nem legumes... após uma pequena pesquisa na net resolvi fazer umas empadinhas de atum.

Ingredientes:
1 lata grande de atum
1 lata de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
azeite
1 copo pequeno de vinho branco
sal, pimenta e tomilho

Preparação:
Numa frigideira refoguei a cebola e alho picados em azeite. Juntei o atum escorrido e o tomate em lata. Acrescentei o vinho e temperei com sal, pimenta e tomilho. Deixei ferver e mexi lentamente.
Entretanto prepararei as empadinhas: Cortei a massa em pequenos rectângulos. Juntei quatro e coloquei em formas de queques. A minha embalagem tinha 12 folhas por isso rendeu 18 empadinhas e 2 rolinhos de queijo brie com mel.
Deixei o recheio de atum arrefecer e coloquei colheradas nas formas. Molhei os dedos em água para ajudar a massa a fechar. Levei ao forno por cerca de 30 minutos.

Foram bastante simples de fazer e ficaram muito apetitosas. Para a próxima acrescento os legumes que faltaram.


sábado, 11 de fevereiro de 2017

Half-term

Esta semana custou a passar... tinha muito trabalho para acabar na escola, duas visitas de estudo e dois dias de reuniões de pais. Para ajudar só consegui ter vaga na oficina para sexta-feira por isso tivemos que acordar cedo e ir de autocarro para o trabalho/escola.
Ao longo da semana fui dando prioridade ao descanso e praticamente não fiz nada em casa mas conseguimos deitar-nos relativamente cedo.
Foi uma semana muito cansativa mas apesar de hoje ainda nos termos levantado cedo para eu ir dar explicações e o Rafael ir ao futebol sei que tudo vai melhorar ... o carro continua na oficina à espera de uma peça que precisa ser trocada mas deve ficar pronto no princípio da próxima semana mas o melhor é que estamos de férias e tenho uma semana para descansar, tratar da casa, das compras, preparar novas comidinhas e aproveitar para estar com o meu filho.
E hoje vamos aproveitar os flocos de neve que caem lá fora!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Iogurtes de Soja

Desde que recuperei a iogurteira velhinha da minha mãe que fazer iogurtes é um hábito e uma constante aqui por casa. Já experimentei muitas receitas mas os meus preferidos sempre foram os iogurtes naturais sem açúcar. Por vezes adiciono uma colher de mel na hora de comer ou fruta fresca mas a receita que uso é mesmo a mais simples só com leite de vaca e iogurte natural. Como o Rafael é intolerante à lactose (não pode mesmo comer manteiga, queijo ou iogurte de vaca pois os sintomas aparecem logo) não tinha o hábito de lhe fazer iogurtes. Lembro-me de quando ter descoberto esta intolerância ter procurado umas receitas de iogurtes de soja caseiros mas a resposta era sempre que não ficavam bons, não solidificavam... entretanto no principio de Janeiro )já não me lembro bem como) encontrei uma receita de iogurtes de soja na iogurteira. E para meu espanto era super simples... ora só precisava de uma colher de iogurte de soja e leite de soja. A principio estranhei mas quis experimentar e tirar as minhas dúvidas. E assim fiz os primeiros iogurtes de soja caseiros para o meu filho!
Ele adorou e comeu-os todos num piscar de olhos. Por aqui costumo encontrar os iogurtes da Alpro 500gr por vezes em promoção ficam a £1 mas o preço normal é £1,50. O Rafael prefere os de baunilha e se me descuido come a embalagem toda de uma vez!! Assim tirando um pouco para fazer iogurtes e juntando o leite a £0,59 consigo fazer 8 iogurtes pequenos e deixo-o comer o resto do iogurte de compra.
Na receita dizia ser possível fazer mais iogurtes a partir de um iogurte feito na iogurteira e essa será a minha próxima experiência. Vou tentar guardar o último iogurte para fazer mais e ver como ficam na sua consistência e sabor.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Peripécias...

Nem sei bem como começar... 
Segunda-feira até que começou bem e apesar de ter sido um dia preenchido no trabalho e depois ainda ter uma reunião da associação de pais na escola do Rafa não correu nada mal. O meu filho tem-,e deixado muito orgulhosa com o seu comportamento e aproveitamento na escola e eu também tenho gostado muito de estar envolvida na escola.
À medida que a semana avançava os problemas começaram a chegar e o carro mais uma vez me estava a deixar ficar mal... entretanto ontem ficou mesmo parado, não pude ir trabalhar e tive que chamar a assistência. Veio um senhor que, após eu explicar o que se passava, me disse tratar-se da bateria e que mudando a mesma eu não teria mais problemas.. ora sábado perto das 12horas já não ia conseguir uma oficina aberta por isso lá pedi ao senhor o orçamento e ele vendeu e colocou uma bateria nova. Como é lógico fiquei descansada e lá fui eu dar as minhas voltinhas... fui pela primeira vez ao Aldi para experimentar e ver se gostava dos produtos.Fiz algumas compras e só não comprei mais porque sendo principio do mês e sábado à tarde já havia muitos produtos em falta. Se calhar até foi a minha sorte porque não comprei congelados. Chegámos ao carro e nada!!! Outra vez o mesmo problema... lá voltei a chamar o reboque e claro reclamei porque duvido que o primeiro problema tenha sido bateria pois estava com os mesmos sintomas :( O mecânico lá o pôs a trabalhar mas disse para levar o carro a uma oficina assim que puder e não andar com o carro pois tem mesmo uma falha e não é na bateria. 
Consegui trazer o carro para casa e amanhã já vou ligar para a oficina e tentar levá-lo o mais depressa possível. 
Entretanto já pedi para investigarem o que aconteceu da primeira vez que o mecânico veio e não detectou o problema do carro (vamos a ver o que vão dizer) e me fez gastar £100 na bateria. 
Consegui também mudar uma das minhas explicações para hoje de manhã mas lá tivemos que ir de bus e foi um dia bem cheio de aventuras de um lado para o outro...
A sorte é que tenho transportes e consigo ir facilmente de autocarro para o trabalho embora demore um pouco mais do que se fosse de carro. Vou ter uma semana em cheio com reuniões de pais, e avaliações a estarem entregues na sexta-feira mas depois temos a sorte de estar uma semaninha de férias e que bem preciso. 
Quanto ao carro... nem sei bem o que esperar... tenho a certeza que será algo dispendioso pois é no motor e com isso lá terei que voltar a apertar o cinto para conseguir não levar uma grande batelada nas poupanças. E ainda estamos em Fevereiro e o ano já começou com mais despesas que poupanças...